sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os nossos textos - parte II


   Os textos que apresentamos foram realizados em casa com a colaboração e supervisão dos encarregados de educação, tendo como mote o Carnaval.

O meu Carnaval
    O meu Carnaval este ano foi muito divertido. Eu gostei bastante do Carnaval da escola porque eu e os meus colegas desfilámos da Escola Quinta da Granja até às "Docas", no dia 17 de fevereiro. 
   Na sexta-feira as crianças desfilaram para que todas as pessoas pudessem ver os seus disfarces. Eu durante o desfile vi disfarces muito divertidos e muita gente na rua. Eu disfarcei - me de mosqueteira. Durante o desfile atirámos papelinhos e serpentinas. 
   O Carnaval é uma época do ano  muito especial para todas as crianças.
Laura da Silva

   O meu Carnaval foi muito divertido. Na sexta-feira fui desfilar com os meus colegas e com os meninos das outras escolas.
   O meu disfarce era de pirata, mas havia disfarces de muitas maneiras, polícias, ninjas, princesas, pinguins, cowboys, gatos, sevilhanas, etc. 
   No domingo, fui com os meus pais e a minha irmã ver o desfile dos adultos. O que eu mais gostei foi de ver as motas a desfilar.
 João Pedro 

   Este ano fui vestido de ninja, gostei muito. Participei no desfile com a minha turma, foi muito alegre.
   Eu vi muitas pessoas a  festejar o belo Carnaval.
Rodrigo Azevedo


   O Carnaval é bom porque podemos estar à vontade, porque no Carnaval mesmo as asneiras não levam a mal. O Carnaval é muito divertido em todo o Mundo.
   O meu Carnaval foi muito bom principalmente quando começaram a atirar papelinhos. Mas, o que eu mais gostei foi de divertir-me com as minhas amigas, principalmente com a Joana e a Catarina. Elas são muito simpáticas e divertidas.
   Mas, o que eu gostei mais, mais, mais foi ver a minha mãe a tirar-me fotografias. Eu acho que fiquei bonitas em todas e também acho que a minha mãe ficou muito contente comigo, mas, muito contente, muito contente.
Beatriz 
  
   No dia 17 de fevereiro participei no desfile da minha escola com as outras turmas do agrupamento João Roiz. 
   Eu e todos os outros alunos fomos mascarados de vários disfarces. Saímos da nossa escola para o centro da cidade, onde estavam outras escolas. 
   No dia 19 de fevereiro participei noutro Carnaval muito diferente. Na aldeia da Grade eu ia vestida de monge. O percurso foi muito longo pelas ruas da Grade. Terminou com um teatro na Casa do Povo.
   O meu Carnaval  foi muito divertido.
Bruna

   O meu Carnaval foi muito divertido. 
   Começou na sexta-feira passada com o desfile da minha escola. Eu mascarei-me de ninja e alguns dos meus amigos vestiram-se de polícias, piratas, cowboys, entre outros. Fomos todos desfilar até ao centro da nossa cidade onde nos juntámos com as outras escolas de Castelo Branco. Brinquei muito e diverti-me imenso.
   No dia de Carnaval não saí porque o meu pai não teve tolerância de ponto.
   E foi assim, o meu Carnaval deste ano!
Tomás Salgueiro

   No domingo eu fui a um desfile de Carnaval na cidade e encontrei a Carolina, a Constança e a Érica. Nesse dia eu ia mascarada de princesa. 
   Na segunda, fui andar de bicicleta com o meu pai enquanto a minha mãe limpava a casa, nesse dia não ia mascarada. 
   Na terça-feira de Carnaval fui visitar os meus avós ao Ninho do Açor . Brinquei com a minha amiga Tatiana e eu ia mascarada de pindérica. 
   Eu gostei muito do  meu Carnaval!
Constança Patrocínio

   O Carnaval comemora-se no dia 21 de fevereiro um pouco por todo o Mundo. Este ano vesti-me de gato e participei no desfile da escola.
   Nestas férias de Carnaval diverti-me muito, com a minha avó Alice e com a minha mãe porque o meu pai foi trabalhar. Mascarei os meus três cães de peluche de piratas, mas a minha mãe disse que o pirata maior era eu mesmo sem disfarce.  
   E foi assim, o meu Carnaval.
Santiago

   Sexta-feira era dia de desfile de Carnaval. Eu ia disfarçada de princesa, diverti-me imenso. No desfile até havia uma câmara no ar para nos filmar. Chegámos à escola e fomos brincar, eu a carolina e a Catarina às princesas.
   Adorei o Carnaval.
Constança Pires



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os nossos textos - parte I

   O espaço "Os nossos textos" pretende traduzir as criações dos alunos do 2º B em contexto de sala de aula e também editar os trabalhos realizados em casa. Estes têm como objetivos:
- Responsabilizar os alunos por compromissos;
- Envolver os vários intervenientes e contextos no processo de aprendizagem da criança;
- Sistematizar aprendizagens significativas, ajudando a recuperar dificuldades;
- Estimular a criatividade.

Escrita criativa, em contexto de sala de aula, tendo como motivação o poema "O menino azul" de Cecilia Meireles (excerto; com supressões; adaptado) 


O burrinho

   Era uma vez um burrinho que vivia com a sua mãe e com o seu pai.    
   Mas um dia o burrinho saiu de sua casa e de repente perdeu-se. Eu vi o burrinho perdido e levei-o para a minha casa e comecei a cuidar dele. Eu dei-lhe muita comida e muita água. Eu e ele começámos a ser amigos. Eu brincava com ele e ele comigo. Dava-lhe banho e passeava com ele. Eu gosto muito dele.
   Ele é bonito e engraçado.


Catarina


O burrinho


   O burrinho é um animal castanho com alguns pelos. O burrinho leva-me para qualquer lugar ou zona. Eu trato muito bem o burrinho e ela a mim. Eu levo-o ao veterinário, ao médico dos animais, e ainda ao parque. Quando estou em casa dou-lhe banho e de comer e até brinco com ele. 
   Ele ajuda-me em algumas tarefas.

João Pedro


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Parte II

Polícias, ninjas, princesas, gatos, outra bicharada e muitos heróis da banda desenhada, compareceram no desfile de Carnaval promovido pela câmara de Castelo Branco.
Imaginação e fantasia não faltaram em todos os participantes, num alegre e colorido desfile.  Desta forma, reviveu-se mais uma vez a tradição do Carnaval. A Escola também é diversão e  que os aspetos culturais e lúdicos são igualmente fatores importantes das aprendizagens e de um desenvolvimento integral dos alunos.

  

  Fiquem agora com o filme do desfile... 


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pequenos Artistas - I

Princípios orientadores – Expressão e Educação Plástica
A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e com as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade.
A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica não só contribui para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, como lhes possibilita o desenvolvimento da destreza manual e a descoberta e organização progressiva de volumes e superfícies.
A possibilidade de a criança se exprimir de forma pessoal e o prazer que manifesta nas múltiplas experiências que vai realizando, são mais importantes do que as apreciações feitas segundo moldes estereotipados ou de representação realista.
Apesar da sala de aula ser o local privilegiado para a vivência das atividades de expressão plástica, o contacto com a natureza, o conhecimento da região, as visitas a exposições e a artesãos locais, são outras tantas oportunidades de enriquecer e alargar a experiência dos alunos e desenvolver a sua sensibilidade estética. In: Organização Curricular e Programas Básico — 1.o Ciclo 

"Estampar elementos naturais" 

Imprimir com folhas de plantas - Como  imprimimos com folhas de plantas?
Pintámos o lado da folha que apresenta as nervuras  com tinta e com ajuda de um pincel. Depois colocámos a folha pintada na folha de desenho, de modo a que a tinta fique em contacto com a mesma.
Reparem bem como estávamos muito atentos.... 


Produto final...















quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Parte I


O gato Ciro vai passar o Carnaval em Veneza. Ele pediu-nos uma pequena ajuda para a construção de uma máscara. Como vai para Veneza fomos pesquisar na internet coisas sobre a cidade de Veneza e como se comemora o Carnaval naquela localidade. Não estivemos sozinhos neste trabalho, tivemos a ajuda dos professores. Foi muito interessante, encontramos uns vídeos no youtube, um filme sobre a cidade e outro sobre o Carnaval.


Veneza é classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de António da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus. 
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza



O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.

Depois de ver os vídeos ficámos cheios de vontade para ajudar o nosso amigo Ciro e  pusemos então mãos à obra.
O guião de trabalho


O trabalho parece estar a correr bem.




Estamos prontos para ir passar o Carnaval a Veneza na companhia do nosso amigo CIRO.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CIRO À PROCURA DE AMOR


Hoje ouvimos uma bela história, uma história de encantar.

 "Ciro é um gato cinzento que mia à lua com a sua linda voz. Mas as gatas de Veneza preferem gatos pretos aveludados, de gatos ruivos e um pouco loucos, gatos malhados que parecem ter saído da selva, gatos brancos e doces como o leite. Quem vai amar o Ciro, e que tipo de amor ele busca?"

Depois de ouvirmos a história fizemos um reconto oral e para terminar fizemos umas ilustrações sobre a parte que mais gostámos. 

Aqui ficam algumas das ilustrações:


Dia de S. Valentim

Onde podemos encontrar o AMOR?

- na rua;
- no nosso coração;
- nas outras pessoas;
- entre nós;
- na escola;
- nos nossos namorados;
- na vida;
- quando nos apaixonamos;
- na nossa família.


Trabalho realizado em sala de aula pela turma.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Porque são verdes as folhas?

A pequenada do 2º B é muito curiosa. Quiseram saber  porque são verdes as folhas. Puseram
mãos à obra e toca de fazer uma experiência.






quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Encontro com o escritor Tiago Salgueiro

No dia 30 de Janeiro a nossa turma participou num encontro com um escritor. Tiago Salgueiro é escritor e ilustrador de várias obras infantis. Estivemos sempre muito atentos às explicações do escritor. Ele partilhou connosco as suas experiências como escritor e ilustrador.
No final, fomos brindados com uma ilustração feita no momento, resultante do envolvimento e participação das crianças que foram sugerindo animais e  que resultou na criação de uma ilustração muito curiosa, de nome "RACA".
O evento culminou com uma sessão de autógrafos nos livros do escritor.