A pavimentação consiste em preencher um determinado plano com figuras geométricas de modo a não existirem espaços nem sobreposições entre elas.
Dos polígonos regulares existentes apenas três permitem pavimentar uma superfície: o quadrado, o hexágono regular e o triângulo equilátero.
“Maurits Cornelis Escher (1898 —1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Ele também era conhecido pela execução de transformações geométricas (isometrias) nas suas obras.” [1]
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher
A apresentação dos trabalhos de Escher serviu como motivação aos alunos para poderem usar a sua criatividade e criarem as suas pavimentações a partir de um polígono regular. Os alunos com a técnica da "dentada" criaram formas irregulares que se tornaram padrões de pavimentações. O vídeo e as fotos exemplo disso.
Sem comentários:
Enviar um comentário